Vagas
INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E REABILITADOS
“Para entender a pessoa com deficiência é preciso enxergar a pessoa, e não a deficiência.”
Preencha o Formulário abaixo:
A ENGECOM ENGENHARIA E COMÉRCIO LTDA.
empresa que atua na área de construção civil e construção pesada desde 1972, tem o comprometimento de garantir oportunidades iguais a todos no mercado de trabalho, inclusive aos portadores de deficiência física e reabilitados, proporcionando a sua inclusão social.
Buscamos favorecer a possibilidade de todos desenvolverem o seu potencial, oferecendo as mesmas oportunidades sem distinção e adotando estratégias diferentes para cada colaborador, demonstrando respeito e consideração à individualidade de cada um.
Adotamos um sistema de gestão de vagas exclusivas, cumprindo a legislação vigente, principalmente a denominada Lei de Cotas n° 8.213/1991, que dispõe sobre os Planos da Previdência Social, com a previsão no artigo 93 da obrigação para as empresas com 100 ou mais funcionários de preencherem de 2% a 5% de seu quadro com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas.
Nosso sistema de gestão de vagas para contratação de pessoas com deficiência e reabilitados abrange várias ações para geração de resultados, como por exemplo:
Anúncios exclusivos em jornais de grande circulação;
Contatos com órgãos municipais, estaduais e federais competentes para fornecimento de cadastro, Unidades Regionais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Sistema Nacional de Empregos (SINE), Centros e Unidades Técnicas de Reabilitação Profissional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
Campanhas internas.
Adotamos também o cadastro on line, que pode ser preenchido pelos candidatos interessados clicando aqui.
Todos os currículos são avaliados e buscamos uma vaga adequada, respeitando a limitação de cada candidato, sem colocálo exposto a qualquer risco no exercício da atividade laboral. É feita a seleção dos candidatos interessados a ocuparem as vagas disponibilizadas, que são submetidos a entrevista e posterior processo de integração com treinamen
tos. Os candidatos são direcionados às unidades mais próximas de sua residência, na tentativa de que o contrato de trabalho se efetive. Visando à inserção de pessoas com deficiência e reabilitados no mercado de trabalho, levamos em conta as dificuldades de relacionamento que esses indivíduos podem enfrentar. Por isso, além da acessibilidade, analisamos as barreiras culturais do processo de inclusão e transmitimos à equipe as informações relativas ao novo contratado: qual a função desempenhará, o que é esperado dele e o tratamento a ser dispensado. Destacamos que o colaborador com deficiência ou reabilitado contratado será mais um que integrará o “time ENGECOM.”
“Devemos respeitar as pessoas exatamente como elas são.”
As equipes inclusivas se fortalecem ao compartilharem experiências de vida distintas e iso contribui diretamente para o contínuo desenvolvimento das pessoas. A diversidade colabora para o crescimento, pois diferentes vivências contribuem na criação de novos valores. A presença do colaborador com deficiência ou reabilitado motiva os demais, que se inspiram na sua força de vontade e determinação. A inclusão é um dos itens da política de responsabilidade social da ENGECOM e humaniza as relações interpessoais no ambiente de trabalho. Também há vantagens para os beneficiários que, ao fazerem parte do mercado de trabalho, se tornam parte de uma sociedade produtiva, assumindo um papel ativo e responsável.
Adotamos as seguintes diretrizes:
• Nunca subestime a capacidade de um colega com deficiência, nem superestime suas dificuldades;
• Usufrua dos benefícios de ter um colega com deficiência na equipe, já que ele pode trazer uma visão nova sobre diversos assuntos;
• Seja agente da acessibilidade em sua equipe, contribuindo para que o ambiente esteja livre de obstáculos;
• Atualizse e informse sobre as deficiências e as necessidades específicas de cada uma delas;
• Inclua seu colega com deficiência na equipe e nos processos de trabalho.
Trazer a diferença para dentro da ENGECOM, combatendo o preconceito e reconhecendo a igualdade entre as pessoas, é uma atitude que faz parte da nossa postura ética. Para que o processo de inclusão seja bem sucedido, precisamos valorizar a diversidade e promover a igualdade de chances, visando ao desenvolvimento igualitário dos potenciais de todos os profissionais.
A troca de experiências e habilidades amplia os conhecimentos e nos torna mais tolerantes e respeitosos. Valorizar as diferenças é a base para a construção de uma sociedade melhor. Estamos empenhados em ser um agente de transformação social.
“Uma empresa inclusiva é o primeiro passo para uma sociedade inclusiva, na qual todos são diferentes, mas com direitos iguais.”
Envie seus dados e nos dê a oportunidade de oferecer uma vaga no mercado de trabalho !